sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A EAD COMO MODALIDADE EDUCACIONAL

A EAD COMO MODALIDADE EDUCACIONAL

Após as inúmeras pesquisas e visitas nos blogs, nas leituras das apostilas do curso e nos estudos complementares efetuados durante as etapas de desenvolvimento do trabalho, ficou bem claro a importância da educação à distância, ela está crescendo e conquistando seu público.  Estudos mostram a sua evolução, ela vem ganhando espaço como modalidade de educação, ainda que lentamente, por vários motivos.
Há quem defenda a EAD, considerando-a tão importante quanto um curso presencial, onde o aluno precisa aprender a administrar seu tempo, buscar outras ferramentas para complementar e enriquecer seus estudos; outros têm algumas restrições quanto a sua eficácia, alegando que é muito flexível, que o aluno terá dificuldade em se adaptar a este tipo de curso inovador, percebe-se que a educação tradicional está dividindo espaço com outras modalidades de educação, pois as pessoas estão buscando diferentes formas de aquisição de conhecimento no mundo globalizado, elas têm pouco tempo e muitos afazeres, daí a necessidade de estudos diferenciados que se encaixem a sua rotina.
A EAD sempre foi ligada ao ensino técnico, ao supletivo, a formação de uma nova oportunidade ou a democratização de acesso e somente há poucos anos ela foi incorporada ao ensino superior e a pós-graduação.
Desde os tempos primórdios o ser humano tem necessidade de comunicar e interagir-se, seja à distância com uso de cartas, email, rádio, televisão, telegramas, telex, telefone, redes sociais ou presenciais em bate papo com amigos, palestras, escolas, em conversa informal ou formal e profissional. A vida vai evoluindo e a interação acompanha tal progresso. O mesmo deve acontecer na educação. A aula presencial está dividindo espaço com outras modalidades de ensino, como por exemplo, por cursos em EAD, ainda se tem um longo caminho, mas aos poucos, ela vence as resistências. As instituições de ensino superior estão melhorando suas estruturas, oferecendo cursos de qualidade, usando equipamentos de última geração, diversificando suas ferramentas de acesso, tudo isso para acompanhar as necessidades do mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente.
As empresas buscam este tipo de segmento de curso de capacitação educacional e profissional para que seus colaboradores melhorem suas atividades laborais e também suas relações pessoais e sociais. 
Em seu blog Moran escreve um artigo sobre o pouco progresso alcançado na EAD no Brasil, nele são abordados vários aspectos deste ainda insucesso, tais como, as estruturas precárias nas universidades, qualidade dos cursos oferecidos, preconceitos, mitos, resistência, falta de conhecimento da sociedade em se adequar a esta nova modalidade educacional de gerenciamento de estudo e tempo.
No livro Palavra Digital o seu conteúdo está voltado para mostrar as vantagens do curso em EAD, também aborda os preconceitos, sua história, sua legislação através dos tempos, com argumentos consistentes, claros, objetivos, traçando um perfil desde o seu surgimento até os dias atuais, que aponta para um futuro bastante promissor, porque é uma realidade que veio para ficar, crescer, estabelecer-se como uma modalidade de educação séria, de qualidade, flexível e diferenciada, onde o educando passa de ouvinte a participante ativo, que promove a pesquisa do conhecimento com aquisição de conteúdo para vida pessoal e profissional.
Há uma legislação específica para esta modalidade de educação, estabelecida pela LDB com decretos, portarias e resoluções complementares com todos os amparos legais sobre os cursos oferecidos pelas IES. O MEC funciona como órgão regulador, ocorre parcerias entre as universidades públicas e privadas, entre o governo federal que participa com os recursos financeiros, e os governos distrital, estadual e municipal que participam com o suporte técnico, pedagógico e estrutural.
Existem muitas informações impressas e digitais a serem consultadas sobre o assunto em questão. Nos blogs e sites podem-se fazer comentários sobre os materiais expostos e postados, há também muitos depoimentos de pessoas que praticam esta modalidade de educação, em curso de pós-graduação e especialização, uns dizem que os cursos superam ou superaram as suas expectativas, outros nem tanto, há opiniões sobre algumas ferramentas de acesso, como por exemplo, os fóruns de debates que são bastante questionáveis quanto a sua utilização pelos participantes, os depoimentos são indicadores do que precisam mudar para melhorar a qualidade dos cursos e com isso diminuir ou acabar com a evasão, que é ainda muito alta, segundo os estudos feitos sobre esta modalidade de educação, também ocorre debates, seminários, conferência sobre este modelo educacional, que tem um público-alvo variado, que é voltada para todas as camadas sociais, pessoas de qualquer idade, que buscam novas ferramentas de conhecimento, que têm pouco tempo disponível, que estão voltando a estudar para melhorar seu currículo para ascensão social, profissional e também para aprender a administrar sua própria empresa.
O modelo de EAD que mais cresce no Brasil combina a aula com o atendimento on-line: tele-aulas por satélite ao vivo, tutoria presencial, material pedagógico impresso e digital com apoio através da Internet.
Novamente citando o blog do Moran, nele há outro artigo sobre os caminhos da educação, os processos pelos quais passam a sociedade e como ela deve se portar para acompanhar a informação globalizada da tecnologia digital, os caminhos da escola inovadora que ensina e aprende em qualquer lugar, a escola do futuro será cheia de possibilidades para todos, ela será flexível em seus conteúdos e nos horários, onde alunos e professores interagem como parceiros do conhecimento integrado, empreendedor e inovador, cada qual sabendo desempenhar o seu papel como agente do seu saber, respeitando e sendo respeitado, dialogando na construção de novas aquisições para a vida.
A verdade é que não há limites para o crescimento em EAD, o grande desafio é a melhoria da qualidade dos serviços prestados, a superação dos objetivos tanto para as IES que oferecem os cursos, como para o público que procuram por essa modalidade, para se aperfeiçoar no mercado de trabalho globalizado e exigente. Algumas das metas a ser superada pelas IES são tornar os cursos acessíveis em preço e qualidade, acabar ou diminuir com a evasão, fazendo com que a maioria dos alunos consiga se adequar a esta nova modalidade de educação e possa concluir o curso, que eles consigam executar todas as atividades, gerindo o seu tempo e seus estudos, pesquisando sobre os assuntos abordados dentro dos módulos, trocando e debatendo suas idéias nos fóruns com outros participantes para enriquecer o seu conhecimento sobre os estudos complementares.
Em seu livro Maria Luiza Belloni destaca a modalidade de educação em EAD como necessária e de fundamental importância para suprir as demandas no mercado de trabalho, mesmo não sendo presencial e sim virtual, ela diminui a distância através dos modernos recursos digitais, possibilitando um estudo diferenciado, individualizado, com liberdade, que promove a aprendizagem. Sua maior preocupação é com a desigualdade de acesso à tecnologia que ainda é muito alto em várias regiões, pode ocorrer à desmotivação do aluno, pelo fato de não ter um contato direto com o professor e com os demais colegas da turma, mas também possibilita ao aluno gerir seu tempo e seus estudos da forma que melhor lhe convenha, ele precisa cumprir os prazos nas entregas das atividades e se preparar para as provas presenciais, que é uma exigência dos órgãos que regulamenta os cursos. A autora defende a EAD como uma modalidade de educação que ensina e aprende que incentiva a educação permanente, que abre portas à pesquisa e ao crescimento individual, onde o aluno tem retorno sobre seus questionamentos e dos seus trabalhos através dos tutores, que os orientam sobre as etapas a serem realizadas.
O trabalho proposto com a criação do blog é uma atividade prática que exige dedicação e estudo, que tem como objetivo a socialização entre os participantes do grupo de estudo, serve como ferramenta para gerenciar os conhecimentos adquiridos ao longo das etapas realizadas, os alunos podem trocar informações diversas, pedir orientações sobre as fases do desafio profissional, postar opiniões e comentários sobre a evolução dos seus estudos. No blog cada participante é um escritor, um comentarista, um gestor, um pesquisador, pode-se navegar pela internet e adquirir muito conhecimento sobre EAD e outros assuntos pertinentes aos estudos complementares. Ele participa do seu blog e interage com os demais. É uma atividade que cumpre o seu papel social, que é a interação com as pessoas em qualquer lugar, tem como objetivo o estudo coletivo da modalidade educacional á distância, com todos os referenciais de qualidade exigidos pelo mercado de trabalho, que conquista mais adeptos a cada dia.
O mundo globalizado busca e necessita de inovações, e elas surgem através de profissionais preparados por diferentes recursos tecnológicos. A EAD é uma modalidade de educação presente em diversos segmentos da vida moderna. Atualmente todos procuram flexibilidade, autonomia, preços acessíveis, qualidade na oferta de cursos para a capacitação, a formação pessoal e profissional, e os cursos em EAD vêm desempenhando muito bem este papel de formador do conhecimento e da aprendizagem.

Referências bibliográficas
ALMEIDA, Marcelo. Informações teóricas
BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância 5ª edição. Editora Autores Associados: SP, 2009
BRESSAN, Maria Beatriz. Normas ABNT para referenciar trabalhos Acadêmico-científicos. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. SP Anhanguera Educacional, 2011
Acesso: em 02/08/2012
Blogs Educação a Distância
MATTAR, João. Educação A Distância no Brasil e no Mundo. Valinhos, p. 1-56, 2012. Disponível em< http://anhanguera.com> acesso em: 1. fev. 2012
Para onde caminhamos na educação?
http://www.moran10.blogspot.com.br Acesso: em 24/07/2012
Por que a EAD avança menos do que o esperado?
http://www.moran10.blogspot.com.br Acesso: em 28/07/2012


Relatório de participação nos blogs

15/07/2012    Encontrar tempo para estar com as pessoas.
16/07/2012    UNIVESP Univ. virtual de SP é aprovada.
16/07/2012    O abismo que nos separa das crianças e como diminuí-lo.
21/07/2012    Educação Humanista inovadora.
21/07/2012    UNIVESP e IMD oferecem curso em EAD.
28/07/2012    Diferenciais de uma nova escola.
28/08/2012    Legislação educacional de 2003 a 2010.
04/08/2012    Encontrar tempo para estar com as pessoas.
04/08/2012    Metade dos professores leva seu próprio notebook para a escola.
12/08/2012    Conviver com as pessoas.
12/08/2012    Evasão é o maior problema do Ensino á Distância.
18/08/2012    Ainda é possível fazer bons negócios no setor de EAD.
18/08/2012    Ler no meio do caos.
18/08/2012    USP – melhor universidade da América Latina.
25/08/2012    Mestrados formam professores em tecnologia.
25/08/2012    Aprender a ler e compreender no ritmo alucinante das informações online.
02/09/2012    Tablets impulsionam gastos em TI em educação.
02/09/2012    A escola não muda por inércia e por conveniência.
08/09/2012    Pessoas confiáveis e coerentes.
08/09/2012    Identificação de talentos à distância.

Os blogs pesquisados foram: